Urban jungle: Mais do que tendência, um estilo de vida.

Matéria escrita pela arquiteta Amanda Forte em parceria com a URBAN GREEN – Jardins Verticais Artificiais.

Urban Jungle, ou selva urbana, na tradução para o português, é um termo cada vez mais frequente nas redes sociais, como o Instagram. Apenas pelo nome, já concluímos que a tendência se baseia em muita vegetação em espaços urbanos. Na decoração, a tendência vem crescendo e ocupando cada vez mais espaço e seguidores.

A principal ideia do Urban Jungle é preencher o lar com a maior quantidade de verde possível. É como se a decoração repleta de vegetação compensasse o cinza e o frio das grandes cidades.

Nossas casas ocupam espaços menores, estão mais funcionais e minimalistas. Por vivermos em uma era de maior consciência ambiental, sentimos a necessidade de se conectar a natureza. Não há dúvidas de que viver em um local com muitas plantas só traz benefícios, as sensações que elas trazem para dentro de casa vão muito além da estética e da decoração. Plantas oferecerem beleza, boas energias, relaxam, e podem até nos deixar mais felizes.

Além disso, esse tipo de decoração é acessível a todos, pois para adotá-la não precisa de objetos extravagantes e caros.

COMO ADERIR?

Não existem muitas regras quando se fala da decoração estilo Urban Jungle, apenas apostar em muitas plantas, e combinar elas com grandes e pequenas, de todos os tipos e em todas tonalidades de verde.

Escolher a combinação certa de tamanhos e formas de plantas para o seu espaço é o mesmo que comprar objetos decorativos. Requer um equilíbrio de altura, largura, textura e cor. Para os mais extravagantes, tem a opção de espalhar plantas por todo o ambiente, como por vasos no chão, apoiadas em móveis como prateleiras, mesas e aparadores ou até fixados como pendentes no teto. Para os mais discretos, com uma pegada no estilo escandinavo, pode optar em apenas fazer um conjunto de vasos em um canto do ambiente.

Se você tem dúvida sobre o uso de plantas em apartamentos pequenos e tem medo de deixar o espaço muito cheio, saiba que não é preciso lotar o local de vasos e plantas gigantes. Use plantas menores e longilíneas (ex: Espada de São Jorge) combinada com uma decoração com cores mais suaves e claras.

ALÉM DAS PLANTAS

Além de vasos de plantas, vale a pena procurar outros elementos de decoração para aderir o estilo. Como o papel de parede que imita vegetação, ou pintar a parede com cores que remetem a natureza, como as tonalidades de verde, marrom e terracota. Se sua escolha for utilizar papel de parede, tenha cautela, evite aplicar em todo o ambiente, mas sim usá-lo apenas em uma parede de destaque.

Outra dica, é o uso de quadros com imagens de plantas ou almofadas estampadas com folhagens. Escolha tecidos decorativos em fibras naturais e com estampas inspiradas na selva: cortinas, travesseiros, tapetes, etc.

Objetos decorativos feitos de materiais naturais como: palha, bambu, tecidos naturais e madeira combinam muito bem a decoração Urban Jungle.

QUANTO MAIS VERDE, MELHOR!

Uma das coisas mais importantes para fazer sua casa ter conforto e acolhimento é ter plantas nela. Nós adoramos que as plantas estejam na moda, e que o verde esteja entrando nas casas com força total. Quem vai aderir?

Amanda Forte

Arquiteta e urbanista, Amanda Forte é uma pesquisadora incansável e curiosa. Produz espaços exclusivos para cada cliente, todos com funcionalidade e beleza.