Telhado Verde: Vantagens e Desvantagens

casa autofamily - kwk promes 2
Casa Autofamily – Projeto KWK Promes

Telhado verde, é um dos sistemas construtivos mais conhecidos na arquitetura sustentável. É uma solução arquitetônica que consiste na aplicação de uma camada vegetal sobre uma base impermeável, substituindo telhados ou varandas por um jardim ou até uma horta.

Além de ser visualmente agradável, esse tipo de telhado pode ajudar com as ilhas de calor das cidades, emissão de gases do efeito estufa e conter alagamentos pois retardam a drenagem pluvial.

OUTrial House - Kwk Promes
OUTrial House – Kwk Promes

São uma ótima solução termoacústica, atuando como isolante, evitando a transferência de calor, frio e ruído para o interior da edificação, desta forma economizando energia com aquecimento e refrigeração.

Como esse conceito é relativamente novo, ainda existe muita dúvida e preocupação em relação ao sistema. Confira a matéria abaixo e conheça as vantagens e desvantagens do telhado verde. Veja como é possível construir e ter acesso aos benefícios de uma construção verde.

Curiosidade: O termo “telhado verde” é muito mais amplo que apenas telhados cobertos com vegetação. São considerados também: coberturas com painéis solares, brancas com alta emissividade e refletividade e telhados com telhas shingle de grande duração.

condominio baleia - studio arthur casas
Condomínio Baleia – Projeto Arthur Casas
condominio baleia - studio arthur casas 1
Condominio Baleia – Studio Arthur Casas

VANTAGENS 

  • Diminuição das ilhas de calor. A falta de vegetação faz as temperaturas subirem, em torno de 4 ou 5°C. Esse superaquecimento não acontece em áreas que contam com uma área verde.
  • Regula a drenagem de águas pluviais, mais do que diversos outros sistemas de captação.
  • Melhoria na qualidade do ar.
  • Cria e preserva habitats para pássaros e insetos.
  • Isolamento térmico e resfriamento por evaporação.
  • Atrativo – Imóveis se tornam atrativos e aumentam o valor do imóvel.
  • Pode-se criar espaços de integração, contribuindo para o senso de comunidade e psicológico.
  • Hortas privativas ou comunitárias.

DESVANTAGENS 

  • Maior custo.
  • Manutenção do jardim.
  • Mão de obra especializada.
  • Sujeita a infiltração, caso for mal instalada.
  • Cuidado necessários com vento e fogo.
  • Surgimento de Pragas: Caso não receba manutenção, podem surgir pragas urbanas no telhado.
residencia-jg_mpg arquitetura
Residencia JG – MPG Arquitetura


CAMADAS DO TELHADO VERDE

O telhado verde é constituído basicamente de 7 camadas diferentes parar compor sua estrutura. Cada fase possui uma função e resulta na sinergia da captação da água da chuva e do calor do Sol no sistema como um todo, mantendo assim a vida da terra e das plantas.
Infografias

CUSTOS

Possui uma variação de preço entre R$100,00 a R$240,00 o m², podendo variar conforme o tipo e região. Custa mais que os telhados convencionais ou lajes impermeabilizadas.

Apesar de exigir cuidados específicos e periódicos, pode durar o dobro do convencional, além de proporcionar conforto térmico.

ESTRUTURA

O telhado verde aumenta significamento o peso da laje, de acordo com a quantidade de terra e plantas escolhidas. É preciso avaliar se a residência ou comércio suporta esse sistema.

rd house - vasho
RD House – Vasho

TIPOS DE TELHADO VERDE

Extensiva

Mais viável financeiramente, são simples e resistentes, apresenta baixo custo de manutenção e menor sobrecarga na estrutura. Com máximo de 8 cm de espessura do substrato, pode-se usar em superfícies planas e inclinadas.

Intensivo (ou semi)

Suporta plantas e árvores de maior porte, o que requer mais cuidados, como o sistema de irrigação. Ideal para quando tem a intenção de obter um espaço como um parque. Por causa da espessura do substrato ser maior, necessita uma estrutura reforçada, o que acaba saindo mais caro.
Usado apenas em coberturas planas. Espessura minima de 20cm.

LOTT Clean Water Alliance Regional Services Center- Miller Hull Partnership
LOTT Clean Water Alliance Regional Services Center – Miller Hull Partnership

PLANTAS IDEIAS PARA TELHADOS VERDES

Apesar das vantagens ambientais, a manutenção dessas estruturas pode ser difícil caso as espécies escolhidas não sejam compatíveis com as condições do local de plantio, o que inclui ventos, incidência solar, frio e chuvas intensas.

Alguns exemplos de plantas ideias para telhados verdes:

Plantas - Telhado Verde

  1. Suculentas: Sempervivum.
  2. Gramíneas: Capim negro.
  3. Flores Selvagens: Aster alpinus.
  4. Ervas aromáticas: Orégano.

IRRIGAÇÃO

Tem que ser previsto no conjunto do sistema, um ponto de água e ponto de elétrica na altura do telhado. Pode ser sistema de irrigação automatizado ou manual. Assim você consegue ter um telhado verde bonito e durável durante o ano todo.

la marseta country house - sonia miralles
La Marseta Country House – Sonia Miralles

IPTU VERDE

Trata-se de um desconto no valor do IPTU para o contribuinte que construir ou reformar uma casa ou empresa, implantando os seguintes sistemas ecoeficientes em sua obra: captação e reúso da água, geração de energia, tratamento de resíduos, aproveitamento bioclimático e uso de materiais provenientes de fontes naturais renováveis ou recicladas.

A pontuação varia, de acordo com as cidades. A porcentagem dos descontos concedidos são de aproximadamente 5% à 20%.

Architects ARCHSTUDIO 1
Architects: ARCHSTUDIO

CONCLUSÕES

Embora haja desvantagens no sistema de telhados verdes, as vantagens para o meio ambiente, sociedade e entorno, são muito maiores. Estas, e outras ações sustentáveis, contribuem para o bem estar da sociedade e das próximas gerações.

O ideal, é sempre buscar empresas e profissionais especializados, assim garantindo maior eficiência no sistema.

Bolton's Landing Residence by Peter Gluck and Partners
Bolton’s Landing Residence – by Peter Gluck and Partners
Shelton House - El dorado Inc.
Shelton House – El dorado Inc.

 

 

Anúncios
Amanda Forte

Arquiteta e urbanista, Amanda Forte é uma pesquisadora incansável e curiosa. Produz espaços exclusivos para cada cliente, todos com funcionalidade e beleza.