Estrutura metálica residencial

Associado á arquitetura contemporânea e cada vez mais popular no mercado da construção civil, a estrutura metálica residencial é a opção ideal para quem busca inovação. Por muito tempo, ela foi utilizada apenas na construção de galpões industriais e edifícios comerciais, mas nos últimos anos o país começou a explorar mais essa alternativa construtiva, incluindo em projetos residenciais.

estrutura metalica_ Taller Hector Barroso
Taller Hector Barroso

O aço é um material com amplas possibilidades de uso, de grandes á pequenas edificações. O controle de qualidade da indústria e a precisão milimétrica da montagem são muito superiores em comparação ao concreto, que ainda é predominante no Brasil.

Em construções de estrutura metálica, perfis de aço substituem o concreto. No lugar do fechamento em tijolo ou bloco, aplicam-se placas cimentícias, como madeira, chapas de OSB ou drywall, materiais que proporcionam muita praticidade por estarem prontos para serem pintados ou revestidos.

estrutura metalica_Vasco Lopes Arquitetura
Vasco Lopes Arquitetura

Ele é vulnerável à ferrugem?

Esse poderia ser um empecilho para construções com aço no litoral, mas respeitando as orientações dos especialistas, não há por que se preocupar. Nesses casos, aconselha-se a aplicação de outros produtos isolantes antes da pintura.

O mercado oferece o aço patinável ou corten, que são aços de alta resistência que apresentam maior resistência à corrosão atmosférica que os aços estruturais comuns.

Redução do prazo da construção

A redução do prazo de construção é um dos grandes benefícios e atrativos da estrutura metálica.

O tempo de fabricação médio das peças é de 30 dias e o da montagem, de uma semana a 15 dias. Exemplo: uma casa de 300 m² leva cerca de uma semana para ser montada. Uma de concreto, em torno de três meses. Pode chegar pronta ao canteiro e ser montada no mesmo dia, sendo ideal para locais com espaço reduzido.

Flexibilidade e adaptações para futuras ampliações

A alta resistência permite estruturas com componentes mais leves, vencendo grandes vãos livres. Permite adaptações, futuras ampliações e reformas com poucos transtornos e menores custos.

Geneng House
Wallflower Architecture Design

Qualidade construtiva

Outra vantagem da estrutura metálica é a qualidade dos elementos envolvidos na construção. Como os perfis são industrializados, passam por um rigoroso controle de qualidade do material e de suas dimensões. As obras com este tipo de sistema têm uma precisão milimétrica.

Diferentemente do concreto armado, que depende muito da qualidade da mão de obra.

Maior área útil e grandes vãos

Os pilares e as vigas de aço ocupam um menor espaço em relação ao concreto. Ou seja, implica em uma redução do número de pilares necessários, o que aumenta a área livre interna e a distância entre os pilares.

 

estrutura metalica_arkylab
Arkylab

Redução dos impactos ambientais

Para quem deseja ter uma residência com menor impacto ambiental, o aço pode ser uma ótima escolha. Pois é um material 100% reciclável podendo, esgotada a vida útil da edificação, retornar aos fornos sob forma de sucata e se tornar um novo aço, sem perda de qualidade.

Por ser tratar de uma estrutura industrializada, o aço oferece uma obra limpa. O que reduz consideravelmente o espaço necessário para armazenamento de insumos, como areia, brita, cimento, aço e madeira. Além disso, o consumo de água menor do que as construções tradicionais, uma vez que a construção é a seco.

Racionalização de material e mão-de-obra

Uma das principais vantagens da escolha pela estrutura metálica residencial é a organização e limpeza do canteiro de obras.

O sistema industrializado evita desperdício de materiais e requer menos operários. Isso reduz custos indiretos como a administração da obra, mão de obra com vigilância e demais custos envolvidos.

estrutura metalico_A Parallel Architecture 1
Parallel Architecture

DESVANTAGENS 

Aumento do custo

Mesmo com tantos benefícios ainda sim existem aspectos do uso da estrutura metálica que devem ser avaliados. Se o projeto não levar em conta todos os itens da construção, o preço pode ser de 5 a 20% maior se comparado ao processo tradicional.

O preço está diretamente relacionado ao projeto arquitetônico. A dimensão da obra e, principalmente, o seu peso influenciam o custo final, uma vez que o aço é vendido por quilo.

A estrutura metálica exige um maior desembolso de recursos financeiros durante a fabricação da estrutura. Em comparação com outros tipos de sistema, por exemplo o concreto armado, que tem o custo da estrutura melhor distribuído ao logo do tempo. Como os prazos são pequenos, o dinheiro tem que estar disponível.

estrutura metalica_VASCO_LOPES_ARQUITETURA
Vasco Lopes Arquitetura

Menor segurança estrutural conta incêndios

A estrutura metálica é um sistema que deve ser bem avaliado e projetado quanto à segurança contra incêndios. Quando comparada com as edificações convencionais de alvenaria e concreto, a estrutura metálica possui condições de segurança inferiores à construção convencional.

É claro que este é um cuidado a ser observado, mas não inviabiliza nenhuma construção. Desde que sejam tomadas medidas de segurança.

estrutura metalico_A Parallel Architecture
Parallel Architecture

Logística 

Um ponto que deve ser muito bem avaliado é a logística de transporte das estruturas metálicas: da indústria de fabricação até a sua obra.

Em geral, o custo de transporte representa de 1 % a 3% do custo total de uma estrutura metálica. Os serviços de fretes normalmente são contratados de uma empresa transportadora, que cobra por viagem e estimativa de peso a transportar. Um fator determinante do preço do frete são as dimensões das peças a serem transportadas.

Grandes distâncias ou locais de difícil acesso para transporte dos perfis ou equipamentos de montagem podem inviabilizar sua opção pela estrutura metálica.

Dificuldade de adequação durante a montagem

Enquanto nas estruturas de concreto a precisão é medida em centímetros, numa estrutura metálica a unidade empregada é o milímetro. Isso garante uma estrutura perfeitamente correta para sua instalação, o que torna é muito difícil realizar pequenas alterações de medidas no canteiro de obras, diferente do concreto armado.

Por isso, é importante contar com uma mão de obra especializada e qualificada para a execução deste serviço.

estrutura metalica_arkylab1
Arkylab

Como funciona?

Planejar uma estrutura de aço pode levar meses. Após a definição da planta que é desenhada pelo arquiteto e, só então, encaminhada para um engenheiro calculista, especializado no material, ele estudará minuciosamente o peso total da obra, a espessura e a dimensão das peças e dos encaixes, além da junção entre a estrutura, as paredes e os pisos.

Concluída essa etapa, o projeto é entregue à fábrica. O próprio fabricante monta o esqueleto no local, geralmente usando apenas um pequeno guindaste preso ao caminhão da empresa. As peças costumam ser descarregadas no canteiro e a estrutura, erguida imediatamente. A união dos perfis é feita por meio de parafusos ou soldas.

estrutura metalica_Elías Rizo Arquitectos
Elías Rizo Arquitectos

É possível fazer uma estrutura mista, de aço e concreto?

Sim. A aceitação do aço se dá, sobretudo, pelo uso de elementos mistos aço-concreto, cuja combinação de perfis de aço e concreto visa aproveitar as vantagens de cada material, tanto em termos estruturais como construtivos.

A construção em sistema misto é competitiva para estruturas de vãos médios a elevados, caracterizando-se pela rapidez de execução e pela significativa redução do peso total da estrutura.

estrutura metalica_AE Arquitectos
AE Arquitectos

Conclusões

As obras residenciais com estrutura metálica vão continuar conquistando cada vez mais espaço, pois se destacam pela beleza e modernidade. Quando são bem elaboradas, se tornam únicas e verdadeiras obras de arte, o que pode valorizar a residência no mercado.

Além da beleza, a aceitação do aço se dá, sobretudo, pelo uso de estruturas prontas. A pouca resistência que ainda persiste para a substituição do concreto pelo aço não se justifica mais pelo preço, já que as reduções do tempo e da mão de obra compensam a diferença.

 

Anúncios
Amanda Forte

Arquiteta e urbanista, Amanda Forte é uma pesquisadora incansável e curiosa. Produz espaços exclusivos para cada cliente, todos com funcionalidade e beleza.