Ambientes pequenos, qual é a melhor escolha: piscina, spa ou ofurô?

A área externa e de lazer são um dos ambientes mais agradáveis de uma casa. Além de ser o local ideal para reunir amigos e familiares, no verão não tem coisa melhor do que chegar em casa e relaxar na própria piscina. Com toda certeza esse é o maior desejo de diversas pessoas, ainda mais nós brasileiros que moramos em um país tropical que faz sol boa parte do ano.

piscina_09

A falta de espaço pode ser um empecilho para fazer a tão sonhada piscina. Mas com planejamento é possível construir uma piscina pequena, moderna e agradável. Para resolver esse tipo de problema, é preciso um bom projeto e truques para adaptar o sistema de instalação.

Para construir uma piscina de qualquer tipo é preciso pensar na sua localização. E diversos fatores podem influenciar essa escolha, como insolação, vento, vegetação, solo, etc. Se sua piscina for desenhada para se encaixar perfeitamente em seu quintal, o espaço pode se tornar muito funcional e uma ótima área de lazer.piscina_04piscina_19

Que material devo usar?

Você pode encontrar piscinas feitas de concreto, fibra de vidro e vinil. O melhor material que permite desenhar a piscina de diferentes formatos é o concreto, devido sua flexibilidade.piscina_06

Formatos

Para um projeto de uma piscina em um espaço reduzido, a piscina será apenas um espaço para se refrescar, brincar com crianças ou apenas um canto para receber os amigos.

piscina_07

A piscina não precisa ser necessariamente quadrada ou retangular, mas sim um projeto especifico para o espaço que você necessita. Prefira também as piscinas menos profundas já que necessita de uma menor quantidade de água e consequentemente um menor sistema de instalação.
piscina_08

Piscinas elevadas

jc arquitetura
Projeto: JC Arquitetura

Elas são diferentes das piscinas convencionais por apresentarem sua profundidade aparente e ficam acima do solo. É um tipo de piscina imponente que se destaca no ambiente valorizando a área externa.

As piscinas elevadas dispensam a abertura de buracos e são ideias para lajes e coberturas. Isso por que elas não exigem escavação do solo para sua implantação. Você, por exemplo, não precisará destruir seu piso.

É uma opção para quem não quer enfrentar grandes obras, além do custo final mais em conta que comparado com uma construção convencional.

piscina_elevada

Encostar a piscina em cantos ou muros

Para ganhar espaço, encostar a piscina em cantos ou muros pode ser uma boa solução, pois não atrapalha a passagem ou qualquer outro elemento que você já tenha no ambiente.piscina_02

Piscinas lineares são uma ótima opção por deixarem a área central livre para mesas, cadeiras e vasos. Nada impede de você colocar a piscina colada na parede. É claro que a algumas medidas devem ser vistas, no caso se você morar em condomínio, tem que estar atento as normas de construção e recuos.

hyla architects 1
Projeto: Hyla Architects

De uns anos para cá, as áreas externas e de lazer ganharam banheiras e ofurôs. Mais baratas e manutenção mais prática que as piscinas, elas podem ser ótimas soluções para espaços pequenos.

Ofurô

ofuro 1

Ele tem uma função muito mais terapêutica do que de limpeza. A primeira diferença que podemos apontar é profundidade do ofurô, que proporciona a imersão das pessoas na água, que não são aconselhados para famílias que tem criança em casa.

Uma das desvantagem é o material, que é de madeira e requer cuidados especiais, como sempre estar cheia para não danificar a estrutura. Ao contrario da banheira spa, a água não é renovada e precisa ser trocada toda vez que for utilizada.

Um ofurô é feito para no máximo duas pessoas, enquanto uma banheira pode ter capacidade para até 10 pessoas. A instalação do ofurô é fácil instalação e mais simples que da banheira spa.

Banheira Spa

piscina_18

A vantagem da banheira spa com o ofurô não está tanto no custo da instalação, mas sim na manutenção. É necessário a manutenção do filtro regularmente, testar o equilíbrio do pH da água e trocá-la quando se tornar turva ou a cada três meses.

Elas podem ser instaladas em jardins, varandas, coberturas, ar livre ou até lugares fechados. Podem servir para um momento individual, para relaxamento e descanso, mas também para momentos de diversão com amigos e familiares.

Piacesi Arquitetos Associados
Projeto: Piacesi Arquitetos Associados

O spa pode ser aquecido e iluminado internamente, para isso sua instalação requer um local com um ponto de água, um de luz e uma saída de esgoto. É recomendável a impermeabilização no piso sob o equipamento com manta asfáltica.

Os spas precisam de uma estrutura para serem encaixados, as opções para área externas são os decks de madeira ou estruturas de alvenaria.

Atenção se você deseja instalar em varandas ou sacadas, pois exigem a orientação de um engenheiro calculista para analisar a estrutura e definir se a instalação é possível.
spapiscina-elevada-936544

Para escolher a melhor opção é preciso considerar custo, gosto pessoal, numero de pessoas que frequentam sua casa e o objetivo de lazer. A piscina difere em diversas partes de um ofurô e banheira spa. Se você mora em um edifício que não existe previsão para tal carga, provavelmente um spa ou ofurô pode ser sua solução.

Anúncios
Amanda Forte

Arquiteta e urbanista, Amanda Forte é uma pesquisadora incansável e curiosa. Produz espaços exclusivos para cada cliente, todos com funcionalidade e beleza.