Releitura: Azulejos geométricos

Os azulejos são uma das mais antigas formas de arte decorativa, sempre foram muito utilizados na arquitetura devido à sua durabilidade e riqueza visual.

A utilização do azulejo em Portugal começou por volta do século XIII, descendendo diretamente da tradição islâmica. Iniciou-se como revestimento de barras decorativas e posteriormente em fachadas inteiras.

Portugal, que é o país do mundo onde o azulejo está mais relacionado, teve uma produção importante e contribuiu com a propagação desse material por outros continentes através de suas colônias. Dentre essas colônias, o Brasil, foi que o azulejo melhor se enraizou e foi amplamente utilizado.

No Brasil colônia os azulejos foram muito bem recebidos, pois são impermeáveis, fáceis de limpar e refletem o sol garantindo melhor conforto térmico nas fachadas.

azueljo_04
Athos Bulcão: azulejos abstrato-geométrico estão presentes em várias obras arquitetônicas de Brasília.

Graças a presença do arquiteto modernista Le Corbusier em 1929 e 1936 que o Brasil resgatou o uso dos azulejos em suas edificações. Fez toda a diferença para que as superfícies azulejadas deixassem de ser peça meramente decorativa da casa da vovó para se transformarem em elemento arquitetônico e artístico brasileiro.

Studio Idealize!
Studio Idealize!
estudio mosaico 4
Estúdio Mosaico

Em 1980, a moda era revestir as paredes de áreas molhadas de azulejos, especialmente os de cor bege e estampados. Com o passar do tempo, esse tipo de azulejo acabou sendo considerado ultrapassado. Mas parece que não foi definitivo, porque os azulejos sempre estão voltando com tudo, como hoje em dia, a releitura geométrica dos azulejos antigos.

Hoje o azulejo é tão brasileiro quanto português. Além do clássico azul, foram resgatados o verde e o amarelo.

CR2 Arquitetura
CR2 Arquitetura
estudio mosaico 1
Estúdio Mosaico
estudio mosaico
Estúdio Mosaico

Apesar de mais comuns em cozinhas, banheiros e lavanderias, os azulejos podem ser usados em outros cômodos da casa. São inúmeros os padrões, cores, formas e desenhos formados pela junção de algumas peças. E podem ser aplicados nas paredes ou apenas em uma área de destaque.

Como é um item antigo como releitura, o revestimento deixa o ambiente super charmoso e traz frescor. Eles são cheios de personalidade e renovam o astral do espaço, pois são divertidos e alegres.

ACF arquitetura
ACF arquitetura
Coletivo Muda - MPG Arquitetura
Coletivo Muda
Coletivo Muda
Coletivo Muda
Anúncios
Amanda Forte

Arquiteta e urbanista, Amanda Forte é uma pesquisadora incansável e curiosa. Produz espaços exclusivos para cada cliente, todos com funcionalidade e beleza.