Quero construir, e agora? Custos e fases de uma obra

A pergunta mais frequente para quem deseja construir um imóvel é: Quanto custa construir a minha casa? Essas perguntas não são fáceis de responder, pois nos deparamos com diversas variáveis que influenciarão no preço final.

O custo de uma construção por metro quadrado depende do que foi determinado no projeto arquitetônico. As preferências do proprietário interferem muito no final desta conta.

obra03

Custo m2 da sua obra

Para ter o custo da sua obra com preço médio para o seu estado, informando: área da casa (m2), padrão de acabamentos, tipo de piso, iluminação, entre outros detalhes.

SINAPI – Índices da Construção Civil

É um índice de gestão compartilhada entre CEF e IBGE que divulga mensalmente custos e índices da construção civil.

agosto2016

Objetivo: Tenha em mente bem definido quais são os ambientes necessários para sua casa ou comércio. Isso é necessário para não causar prejuízo e complicações no meio da obra.

Projeto e Aprovação – 5 á 12% valor percentual da obra

Antes de começar sua obra, é importante destacar a necessidade de um bom profissional para dar todo o suporte técnico. Você precisa se planejar antes de começar sua casa, definir como será, quais materiais de construção irá utilizar, como vai pagar, quanto quer gastar, entre outros.

Importante nesta fase, se preocupar também com os projetos de hidráulica e elétrica (alarme, telefonia, internet e energia solar, entre outros). É importante também nesta fase contratar serviços para inspeção e sondagem do terreno.

obra07

Alvará de Construção

O projeto só vai ser aprovado com ART ou RRT, da responsabilidade do arquiteto ou engenheiro civil. Isso garante que sua obra está sendo desenhada e executada por um profissional capacitado. Sem o alvará sua obra poderá ser embargada e você poderá receber uma multa.

O alvará é uma taxa da prefeitura, cada cidade do Brasil pode cobrar valores diferentes.

Serviços Iniciais – 2 á 4% valor percentual da obra

Com os projetos desenvolvidos e aprovados, em seguida, fazer as instalações iniciais (canteiro, ligações de água, energia, etc.), terraplanagem, locação da obra e assim por diante.

Esta fase inicial é necessário para o fechamento do perímetro da obra ( muro definitivo ou tapume), construção de barracões para depósito de ferramentas, vestiário, local de alimentação para os operários, local para o Eng. ou Mestre Obras para leitura e interpretação dos projetos.

obra04

Infraestrutura / Fundação – 4 á 7% valor percentual da obra

Estas serão definidas, ainda na fase de estudos, onde o projeto e o cálculo estrutural é desenvolvido após a análise geológica do terreno. Nesta fase, é importante que a execução será mais favorável nos períodos de menor chuva.

Estruturas – 12 á 20% valor percentual da obra

Nesta fase, desenvolve-se diversas peças como: os pilares, as vigas, as vergas, lajes, entre outras e o seu escoramento. Não esquecer que o eletricista / encanador nesta fase deve lançar os elementos, tubulações e caixas que ficarão embutidas na laje e no concreto.

Cobertura – 4 á 8% valor percentual da obra

No seu projeto estará definido quais são os materiais serão necessários, calhas e demais acessórios. As telhas ficam definidas no projeto arquitetônico.

Low-rise construction

Alvenarias / Paredes e Painéis – 3 á 5% valor percentual da obra

São elementos destinados a separar ambientes externos e internos. Os serviços serão executados, rigorosamente, de acordo com o projeto e desenhos detalhados do arquiteto.

Instalações Hidro-Sanitárias – 7 á 8% valor percentual da obra

A sua instalação de rede de água fria ou quente, e de esgoto primário ou secundário, hoje é regida por legislação específica, de modo a proteger sempre o meio ambiente, por mais simples do que se possa imaginar. Louças, bancadas, registros, válvulas, ferragens, metais, acessórios, acabamentos e complementos estarão descritos previamente no seu projeto.

Instalações Elétricas/Telefonia – 6 á 8% valor percentual da obra

Antes de iniciar a sua obra ou reforma é preciso informar a carga (quantidade de lâmpadas, tomadas, equipamentos, etc.) para definir a categoria e aprová-la, junto a concessionária de energia de sua cidade. E não deixe de informar se haverá também rede de telefonia interna, computadores, alarmes, bombas de piscina ou reservatórios, interfones, acionamento automático de portões de garagem ou portas.

Construction workers

Impermeabilizações / Isolamento Térmico – 2 á 4% valor percentual da obra

Item de menor peso na sua obra, mas que pode causar uma série de desconfortos e prejuízo econômico. Um ambiente com umidade nas paredes e tetos, é um perigo para sua saúde. O isolamento térmico, para isolar o calor e ou o ruído de algum ambiente.

Esquadrias e Vidros – 5 á 12% valor percentual da obra

Vale lembrar da importância que um ambiente arejado e com iluminação natural, torna-se muito mais saudável e confortável. O mercado oferece uma série de modelos de portas e janelas, e fabricadas para diversos tipos.

obra05

Revestimentos / Acabamentos – 15 á 32% valor percentual da obra

O que sempre acaba gerando mais despesas são os revestimentos, o mercado oferece uma infinidade de opções e de todos os preços. Tenha calculado a metragem certa que será necessário e procure um produto com bom preço e qualidade, o que é essencial, afinal uma casa não é algo que se muda toda hora. É um investimento de anos!

Quanto gasto com piso e revestimento?

Toda a área de piso e revestimento é calculada em m2, para assentar o piso a base (contra-piso ou parede) precisa estar regular!

Gesso

Antes de fechar contrato com o o gesseiro, fique atento com a limpeza do profissional, usar plástico, fita crepe, jornal, cobrir tudo para não sujar sua obra.

O acabamento é a parte mais animadora da obra, porém, a maioria das pessoas que constroem chegam nesta fase sem dinheiro por falta de planejamento.

Aqui você define junto com o seu arquiteto o nível de acabamento que você poderá dar ao seu projeto. A sua execução com uma boa técnica é fundamental.

obra_gesso

Pintura – 4 á 6% valor percentual da obra

O sucesso e durabilidade do acabamento final, depende da habilidade do profissional e da preparação da superfície. Se sua parede tiver regular (lisa) a qualidade de sua pintura será muito melhor.

As latas de 18 litros que rendem de 100 a 260 m2. Isso vai variar da diluição, do rolo que você vai aplicar e da quantidade de demãos.

Serviços Complementares – 0,5 á 2% valor percentual da obra

Serviços complementares, são aqueles que são executados na parte externa da obra e na maior parte requer contratação de mão de obra e empresas especializadas. São aqueles que necessariamente ficam a critério do dono se serão executados ou não.

obra06

Prontos para começar sua obra?

Anúncios
Amanda Forte

Arquiteta e urbanista, Amanda Forte é uma pesquisadora incansável e curiosa. Produz espaços exclusivos para cada cliente, todos com funcionalidade e beleza.